PREVENÇÃO DE ACIDENTES ENVOLVENDO ESCADA DOMÉSTICA


Uma empregada doméstica que estava limpando os vidros de um apartamento quando escorregou da escada e caiu de uma altura de cerca de quarenta e cinco metros. Ela trabalhava há três anos no apartamento de onde caiu. A policial civil informou que a doméstica tinha problemas cardíacos e havia infartado uma semana antes do acidente.
 No Brasil não há dado sobre acidentes de consumo com esse tipo de produto. Entretanto, de acordo com estudo publicado, em 2004, pela Associação Médica Brasileira (AMB), cerca de 3% dos casos de acidentes de consumo com produtos, qualificados em alguns hospitais da cidade de São Paulo, em uma amostragem de 1.465 caso, ocorrem envolvendo o produto escada doméstica. 

Porém, se considerarmos apenas os casos que geraram contusões e entorses, o produto foi responsável por 40% dos acidentes ocorridos
Um acidente de consumo ocorre quando um produto e/ou serviço. prestado provoca danos físico ao usuário ou a terceiros mesmo quando utilizado ou manuseado corretamente, de acordo com as instruções de uso. 

Esse dano pode ser fratura ao cair de uma cadeira plástica que se quebra ou escada doméstica, entre outros. As quedas são a segunda maior causa de internações por acidentes nos hospitais da Rede SARAH e a partir dos 50 anos de idade a principal causa de internação. A maior parte das vítimas de quedas sofre algum tipo de fratura ou algum tipo de lesão neurológica que pode trazer graves sequelas incapacitantes.

Relate o seu acidente de consumo. O produto ou serviço não necessariamente precisa ter sido comprado por você. Com o seu relato poderemos estimar o prejuízo econômico e social causado por esse tipo de acidente à sociedade brasileira e contribuir para a redução de inúmeros acidentes a partir da elaboração e revisão de normas e regulamentos técnicos, para o aperfeiçoamento de produtos e serviços expostos à venda no mercado nacional, bem como para o direcionamento de ações focadas por parte das autoridades regulamentadoras voltadas não apenas para a fiscalização, mas também para a educação para o consumo.

Muitos dos tombos são inevitáveis e tem como principais razões:

Baixa súbita de pressão arterial ao levantar;

Dificuldade para enxergar objetos que podem causar escorregões;

Enfraquecimento natural dos ossos e dos músculos;

Perda de equilíbrio pelo efeito de remédios.


Dicas de prevenção de acidentes com escada doméstica:

Observe a capacidade de suportação de carga da mesma em relação a quem vai utiliza-la (Selecionar a escada por suportação de carga x peso dos> usuários);

Inspecionar todos os itens da escada, antes de utiliza-la;
Realizar os serviços sempre a companhia de pelo menos mais uma pessoa;

Não utilizar escadas em pisos inseguros e irregulares;

Isolar o local a ser trabalhado;

Não utilize a escada próxima de janela sem grade de segurança;

Antes de comprar o produto verifique se vem com o selo do INMETRO.





A proposta desse livro a 
princípio é sugerir a mudança de hábitos que possam proporcionar benefícios físicos e mentais de se cultivar uma horta caseira através de técnicas de reutilização de 
matérias que seriam descartado no meio ambiente. Propor economia 
nas despesas domésticas, alimentação mais saudável e respeito ao meio 
ambiente através de técnicas simples.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS DE ERGONOMIA PARA DONA DE CASA

Top 10 opções de cooktops 4 bocas para sua cozinha ficar ainda melhor

FIQUE ALERTA COM ACIDENTES ENVOLVENDO VIDROS