COMO LAVAR A LOUÇA COM SEGURANÇA


Vou abordar esse tema com o intuito de prevenção de acidentes ao lavar a louça e mostrando outros risco adicionais.




Manter de maneira adequada uma casa ou apartamento é como seguir uma lista de necessidades e tarefas que devem ser cumpridas diariamente. Os cuidados com o ambiente em que você mora ou trabalha determinam, em parte, a sua qualidade de vida ou de quem reside, uma vez que ambientes limpos e organizados tendem a trazer benefícios relacionados ao bem-estar físico e emocional.


No entanto, como fazer tudo isso sem esquecer da segurança no ambiente doméstico?
Então vai umas dicas de prevenção de acidentes especificamente ao lavar uma simples louça.




Os riscos biológicos são uma ameaça iminentes e nocivos à saúde dos seres humanos.
Um estudo Internacional mostrou que uma esponja úmida é moradia de vários tipos de bactérias durante pelo menos duas semanas, e que um banheiro pode ser mais limpo do que uma cozinha. Você Sabia que elas devem ser lavadas e esterilizadas a cada 2 dias, pois elas são um criadouro de bactérias que não fazem bem a saúde, e com os cuidados certo sua esponja pode inclusive durar mais e não deixar a cozinha fedendo.  




Então vai a dica, deixe a esponja de molho na água quente com uma colher de sopa de vinagre, quando a água esfriar tire o excesso e coloque no micro-ondas por no máximo dois minutos (fique alerta ao retirar ela vai estar bem quente), enxague e pronto sua esponja está livre de bactérias. 

É aconselhável trocar de esponja de lavar louças uma vez por semana.
É importante frisar que para higienizar devemos nos assegurar que não tem nenhum traço de metal e ao colocar no micro-ondas a esponja não pode estar seca porque tem um grande risco de princípio de incêndio. E por último, mas não menos importante, mantenha a esponja sempre seca.





Outra dica é sobre o sabão que contém soda cáustica em pequenas quantidades, ao longo do tempo pode causar pequenas feridas, enfraquecimento, queda das unhas e problemas da pele.

 Quando em caso de extrema necessidade, use sempre usando luvas.
A Soda Cáustica é usada na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos, biodiesel e mais uma centena de produtos. Ela é um produto altamente corrosiva para alguns metais como o alumínio, em contato com a nossa pele, a soda age de forma silenciosa, podendo causar sérios danos.






A soda cáustica pode ser encontrada no limpa vidros, detergentes, amaciantes para roupas, removedor de ferrugem, limpa forno, desentupidor de pia etc.
Atenção! Em casos de cortes nunca realize os primeiros socorros lavando a ferida com o sabão de coco, pois muitos possuem soda cáustica.


Outro conselho é em relação a faca de cozinha. Mantenha sempre o gume afiado para não ter de usar mais pressão e, consequentemente, ter menos controle o que pode provocar acidentes, uma dica, corte sempre sobre uma tábua de madeira ou plástico para manter o gume afiado por mais tempo. Deve lavar a faca imediatamente após ter cortado citrinos, tomates ou alimentos salgados para evitar manchas de ferrugem na lâmina. Aconselha-se a sua secagem logo após a lavagem.


Quando lavar os talheres, sempre coloque as facas de cabeça para baixo no escorredor. Alguém desavisado pode estender o braço ou debruçar por cima dos talheres e se cortar o mesmo se aplica na lava-louças. Evite lavar as facas junto com outros talheres ou deixa-las em meio à louça suja. Você pode não perceber que ela se encontra presente e se cortar. Por ventura a faca cair da sua mão, afaste-se imediatamente e deixa que ela vai de encontro ao chão. Tentar pegar a faca no ar com a mão ou os pés pode causar um acidente grave. Evite usar facas para abrir embalagens use sempre a faca adequada a cada operação. Outras dicas de segurança ao lavar a louça:
·         Não acumule a louça na pia.
·         Não deixe copos nas extremidades da pia, pois o risco do copo cair é iminente e causar cortes.
·        Lave sempre a faca pelo lado mais seguro com a esponja.
·        Colocar os objetos perfuro cortantes sempre de ponta cabeça;
·         Não coloque facas dentro da pia. O ideal é usar e lavar.
Quebrou um copo ao lavar a louça o que fazer? Primeiro você deve usar uma luva grossa (estilo aquelas de pegar coisas no forno) ou um pano grosso para forrar a sua mão e evitar acidentes. Recolha tudo e certifique-se que não sobrou lascas na luva ou no pano. Segundo, o vidro deve ser acondicionado em um recipiente resistente à punctura. Existe várias opções para tal. 
Você pode por os cacos de vidro em uma folha de jornal, enrolar em várias camadas e em seguidas colocar em uma sacola plásticas resistente bem amarrada. Existe outros métodos mais sustentáveis e que não agride ao meio ambiente. E por fim, evite molhar o chão ao lavar a louça, pois existe o risco de escorregões o que pode ocasionar fraturas em idoso se residir no local. 
-->

Conheça agora! Minha loja virtual online, Guita, e confira aqui os melhores preços!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS DE ERGONOMIA PARA DONA DE CASA

Top 10 opções de cooktops 4 bocas para sua cozinha ficar ainda melhor

FIQUE ALERTA COM ACIDENTES ENVOLVENDO VIDROS